Warning: Can't find topic OndaDigital.SiteBannerEdital062016
Programa Onda Digital - Cursos gratuitos

EDITAL PARA CURSOS DE EXTENSÃO GRATUITOS NA UFBA

Clique aqui e saiba mais sobre a 2ª etapa do processo seletivo

O Programa Onda Digital em parceria com a ACCS: Onda Solidária de Inclusão Digital abre inscrições para o Curso de Iniciação à Programação de Computadores e para o Curso de Games com uso de Software Livre, no período de 26 de dezembro a 08 de janeiro de 2017.

1. OBJETIVO

O presente edital torna pública a abertura de inscrições para o ingresso no curso de Iniciação à Programação de Computadores que tem como objetivo desenvolver o raciocínio lógico e introduzir os participantes ao contexto de programação de computadores e no curso de Games com uso de Software Livre que visa aprimorar os conhecimentos em programação e paradigma de orientação a objetos com o propósito final de desenvolver um jogo de computador com auxílio dos softwares Blender, Gimp e Phaser softwares utilizados em aplicações profissionais. Os cursos contribuirão para ampliar as competências e habilidades no uso das tecnologias digitais e na formação de jovens e adultos críticos, autônomos e capacitados tecnologicamente. Para isso, nos cursos serão compartilhados conhecimentos nas áreas de programação de computadores, cultura digital, software livre e trabalho colaborativo. O curso é aberto para comunidade externa e comunidade UFBA.

2. INFORMAÇÕES GERAIS

A ACCS ONDA SOLIDÁRIA DE INCLUSÃO DIGITAL: TECNOLOGIA A SERVIÇO DA CIDADANIA é um componente curricular, modalidade disciplina, que apoia as ações do Programa Onda Digital (POD), um programa permanente de extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA), criado em 2004, sob a coordenação do Departamento de Ciência da Computação (DCC) do Instituto de Matemática e Estatística (IME), em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFBA.
A ACCS tem o intuito de promover o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), especialmente no uso do Software Livre, promovendo aproximação e interação com a comunidade.

Informações adicionais podem ser obtidas por:

3. DOS CURSOS E DAS VAGAS

CURSOS DATAS HORÁRIOS VAGAS
INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES - NÍVEL BÁSICO

Laboratório 144 do IME-UFBA
Terças-feiras e Sábados

Início: 17/01/2017
Término: 25/03/2017
08:30 às 10:30 25 vagas
INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES - NÍVEL BÁSICO

Laboratório 144 do IME-UFBA
Quintas-feiras e Sábados

Início: 19/01/2017
Término: 25/03/2017
13:30 às 15:30 25 vagas
GAMES COM USO DE SOFTWARE LIVRE

Mezanino Digital na Biblioteca Central
Sextas-feiras

Início: 20/01/2017
Término: 24/03/2017
15:00 às 18:00 6 vagas

3.1 As aulas do Curso de Iniciação à Programação de Computadores acontecem duas vezes por semana, com duração de duas horas cada, totalizando 36 horas de curso distribuídas em 18 encontros.

3.2 As aulas do Curso de Games com uso de Software Livre acontecem uma vez por semana, com duração de três horas cada, totalizando 27 horas de curso distribuídas em 9 encontros.

3.3 O Curso de Iniciação à Programação de Computadores será oferecido para duas turmas, a saber:

  • Turma 1 (exclusiva para meninas) - Terças-feiras e sábados, das 08:30 às 10:30
  • Turma 2 - Quintas-feiras e sábados, das 13:30 às 15:30

3.4 O Curso de Games com uso de Software Livre será oferecido para uma turma, a saber:

  • Turma 1 - Sextas-feiras, das 15:00 às 18:00

3.5 O calendário de aulas pode ser visto no ANEXO I. O mesmo pode sofrer alterações, se necessário.

3.6 As turmas do Curso de Iniciação à Programação de Computadores terão aulas realizadas no laboratório de informática 144 do Instituto de Matemática e Estatística da UFBA, localizado no Campus de Ondina.

3.7 A turma do Curso de Games com uso de Software Livre terão aulas realizadas no Mezanino Digital localizado na Biblioteca Central da UFBA no Campus de Ondina.

3.8 A ementa dos cursos pode ser visualizada no Anexo II.

4. DAS INSCRIÇÕES E SELEÇÃO

ETAPA I - INSCRIÇÃO ON-LINE

4.1 A pré-inscrição estará aberta no período de 26 de dezembro a 8 de janeiro de 2017 somente no formulário online no topo da página ou CLICANDO AQUI. Verifique no e-mail usado durante o preenchimento do formulário, o recebimento do comprovante de pré-inscrição. Este comprovante é a confirmação da sua pré-inscrição.

4.2 Os candidatos só poderão inscrever-se em uma turma do Curso de Iniciação à Programação de Computadores. Caso sejam detectadas inscrições nas duas turmas do Curso de Iniciação à Programação de Computadores, será considerada a última inscrição.

ETAPA II - ENTREVISTA E ENTREGA DE DOCUMENTOS

4.3 A etapa de entrevista e entrega de documentos acontecerá no auditório do Instituto de Matemática e Estatística nos dias e horários descritos a seguir:
Errata: A entrevista e entrega de documentos da Turma 1 do Curso de Iniciação à Programação de Computadores será na Sala de reuniões 2º andar do Instituto de Matemática e Estatística da UFBA. Demais turmas permanece no Auditório do IME

  • Pré-inscritos na Turma 1 do Curso de Iniciação à Programação de Computadores (exclusiva para meninas): Terça-feira, 10 de janeiro de 2017, das 8h às 11h (100 primeiros)
  • Pré-inscritos na Turma 2 do Curso de Iniciação à Programação de Computadores: Terça-feira, 10 de janeiro de 2017, das 13h às 16h (100 primeiros)
  • Pré-inscritos na Turma 1 do Curso de Games com uso de Software Livre: Sexta-feira, 13 de janeiro de 2017, das 15h às 17h (25 primeiros)

4.4 Poderão participar da etapa de entrevista e entrega de documentos os candidatos pré-inscritos que chegarem ao local, no limite de 100 candidatos para turmas do curso de programação e 25 candidatos para turmas do curso de games (atendimento por ordem de chegada).

4.5 Os candidatos que não apresentarem a documentação solicitada serão desclassificados.

4.6 A lista dos candidatos selecionados para participar dos cursos será divulgada no dia 14 de janeiro, a partir do meio dia, no site do programa www.ondadigital.ufba.br. Também será enviado e-mail para cada candidato selecionado confirmando sua participação no curso.

4.7 Os candidatos não selecionados poderão realizar a retirada dos documentos do dia 16 a 31 de janeiro de 2017 no CEAG-IME, localizado no 1º andar do Instituto de Matemática e Estatística, das 8 às 20h

Errata: Os candidatos não selecionados poderão realizar a retirada dos documentos do dia 17 a 31 de janeiro de 2017 no CEAG-IME, localizado no 1º andar do Instituto de Matemática e Estatística, das 8 às 20h

5. PRÉ-REQUISITOS OBRIGATÓRIOS

5.1 Para o Curso de Iniciação à Programação de Computadores:

  • Ter idade a partir de 15 anos
  • Deve ter conhecimentos de informática básica
  • Não requer conhecimentos em programação

5.2 Para o Curso de Games com Uso de Software Livre:

  • Ter idade a partir de 15 anos
  • Deve ter conhecimentos de informática básica
  • Requer conhecimentos em programação (variáveis, funções e estruturas)

6. DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA

6.1 .1 Os candidatos deverão apresentar no dia da entrevista os documentos abaixo:

DOCUMENTOS OBSERVAÇÕES
Documento de identificação com foto Original e cópia
Comprovante de residência Original e cópia
Termo de Compromisso e Autorização do Aluno Disponível em: Termo de Compromisso e Autorização do Aluno
Termo de Autorização do Responsável OBRIGATÓRIO caso o candidato seja menor de 18 anos. Disponível em: Termo de Autorização do Responsável
Cópia do documento de identificação com foto do responsável OBRIGATÓRIO caso o candidato seja menor de 18 anos

7. DO INÍCIO DAS AULAS

7.1 O cronograma está disponível no ANEXO I e pode sofrer alterações.

7.2 O aluno que faltar consecutivamente os dois primeiros dias de aula (sem documentação comprobatório de justificativa de ausência) será desligado do curso e substituído pelo próximo candidato da lista de espera.

8. DAS NORMAS E CRITÉRIOS PARA RECEBIMENTO DE CERTIFICADO

8.1 Os alunos dos Cursos deverão ter frequência mínima de 75% das aulas e aproveitamento avaliado como satisfatório pelos instrutores.

8.2 Os certificados são emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UFBA e serão enviados por e-mail em até 30 dias após o término do curso.

8.3 Verificada a impossibilidade de frequentar ou continuar frequentando o curso, o aluno beneficiado com a vaga deverá informar a sua desistência à Coordenação do Curso, através do endereço eletrônico ondadigital@ufba.br, sob a pena de não poder participar de atividades da ACCS e/ou Onda Digital no período de 1 (um) ano.

9. PARCERIAS

  • ACCS Onda Solidária de Inclusão Digital - Tecnologia a Serviço da Cidadania
  • Projeto Meninas Digitais - Regional Bahia
  • Instituto de Matemática e Estatística (IME) da UFBA
  • CEAG/IME - Centro de Atendimento à Graduação
  • CEAD/IME - Centro de Apoio Administrativo

10. DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 Os candidatos terão a garantia de total sigilo relativo a todas as informações prestadas.

10.2 A inscrição no presente processo implicará na aceitação irrestrita das condições estabelecidas pela ACCS e Onda Digital, não cabendo ao candidato qualquer recurso quanto às normas contidas neste edital.

10.3 As despesas de alimentação e transporte NÃO são de responsabilidade da ACCS e do Onda Digital.

10.4 As situações não previstas e os casos omissos neste Edital serão avaliados pelos membros da ACCS e do Onda Digital.

ANEXO I

CRONOGRAMA

a) O presente cronograma pode sofrer alterações.

ETAPAS PRAZOS
Lançamento do Edital 26 de dezembro de 2016
Prazo de Inscrições 26 de dezembro à 08 de janeiro de 2017
Entrevista e Entrega de documentos (inscritos na turma 1 do curso de programação) exclusiva para meninas terça-feira, 10 de janeiro, das 8h às 11h
Entrevista e Entrega de documentos (inscritos na turma 2 do curso de programação) terça-feira, 10 de janeiro, das 13h às 16h
Entrevista e Entrega de documentos (inscritos na turma 1 do curso de games) sexta-feira, 13 de janeiro, das 15h às 17h
Início das Aulas de Iniciação à Programação de Computadores - Turma 1 exclusiva para meninas 17 de janeiro de 2017
Término das Aulas de Iniciação à Programação de Computadores - Turma 1 exclusiva para meninas 25 de março de 2017
Início das Aulas de Iniciação à Programação de Computadores - Turma 2 19 de janeiro de 2017
Término das Aulas de Iniciação à Programação de Computadores - Turma 2 25 de março de 2017
Início das Aulas do Curso de Games com uso de Software Livre - Turma 1 20 de janeiro de 2017
Término das Aulas do Curso de Games com uso de Software Livre - Turma 1 24 de março de 2017

b) As aulas do Curso de Iniciação à Programação de Computadores (Turma 1 exclusiva para meninas) acontecerão às terças-feiras e sábados das 08:30 às 10:30. As datas previstas são: 17/01, 21/01, 24/01, 28/01, 31/01, 04/02, 07/02, 11/02, 14/02, 18/02, 21/02, 04/03, 07/03, 11/03, 14/03, 18/03, 21/03 e 25/03.

c) As aulas do Curso de Iniciação à Programação de Computadores (Turma 2) acontecerão às quintas-feiras e sábados das 13:30 às 15:30. As datas previstas são: 19/01, 21/01, 26/01, 28/01, 02/02, 04/02, 09/02, 11/02, 16/02, 18/02, 02/03, 04/03, 09/03, 11/03, 16/03, 18/03, 23/03 e 25/03.

d) As aulas do Curso de Games com uso de Software Livre (Turma 1) acontecerão às sextas-feiras das 15:00 às 18:00. As datas previstas são: 20/01, 27/01, 03/02, 10/02, 17/02, 03/03, 10/03, 17/03 e 24/03.

ANEXO II

Ementa do curso de Iniciação à Programação de Computadores - Nível Básico

1. Raciocínio lógico.
2. Algoritmos.
3. Expressões aritméticas.
4. Desvios condicionais.
5. Laços.
6. Vetores.
7. Ferramentas computacionais voltadas para o ensino de programação.
8. Implementação de soluções a problemas utilizando linguagem de programação.

Ementa do curso de Games com uso de Software Livre

1. Revisão de Lógica de Programação
2. Conceitos matemáticos de programação
4. O mercado de Games no Brasil
5. Recursos utilizados: Blender, Gimp e Phaser
6. Desenvolvimento de jogos
7. Desenvolvimento de jogos independentes

DOCUMENTOS